Normalmente, em processos industriais de soldagem oxi-gás, há necessidade de interromper-se temporariamente os trabalhos, para preparação ou deslocamento de peças ou ainda, nos períodos entre turnos de produção.

Nessas ocasiões o operador deve apagar a chama do maçarico, pelo corte da alimentação dos gases, através dos respectivos registros. Com isso pode ocorrer acidentalmente que, uma vez fechado o registro do gás combustível, a chama se apaga, podendo ficar aberto o registro do outro gás, sem que isso seja percebido, causando a perda de boa parte deste. Além disso, quando o maçarico retorna ao trabalho, a chama deve ser novamente acesa e regulada de forma apropriada para o processo.

Visando assegurar maior economia, e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, a PROTECHNO desenvolveu novos e versáteis economizadores de gás, aplicáveis em processos de soldagem convencionais, bem como, especialmente, no processo de soldagem por fluxo gasoso GASFLUX.

Esses dispositivos são constituídos de válvulas individuais para cada circuito de gás, as quais são acionadas simultaneamente por uma haste. A haste, por sua vez, possui um gancho, para suspensão do maçarico, que a aciona por gravidade, atuando sobre as válvulas e assim, bloqueando totalmente o fluxo dos gases. Possuem ainda um queimador para chama piloto, com alimentação independente do fluxo gasoso.

São acoplados ao sistema de mangueiras de gás e possuem uma base para fixação na posição mais adequada ao processo.

Pelo simples descanso do maçarico, por suspensão na haste do economizador, apaga-se, portanto, a chama e interrompe-se completamente o fluxo dos gases. Para o retorno ao trabalho, basta retirar o maçarico do gancho e acender novamente a chama, aproximando-o da chama piloto. A chama volta a queimar com as mesmas características ajustadas anteriormente, sem necessidade de nova regulagem.

Uma das opções oferece, além da proteção do GASFLUX, a vantagem adicional de possuir um circuito de gás independente para nitrogênio, destinado à proteção complementar interna contra oxidação, na soldagem de tubulações de cobre, mais comum em indústrias de refrigeração.

Os economizadores apresentam-se nas seguintes versões:
  • PRO-STOP, para sistemas de soldagem oxi-gás em geral.
  • PRO-STOP-N, para sistemas de soldagem oxi-gás, com circuito adicional de nitrogênio.