APARELHO AUTOFLUX

É uma câmara de mistura, por borbulhação, entre o gás combustível, que a atravessa sob pressão, e um líquido altamente volátil (GASFLUX). O gás, enriquecido com os vapores deste líquido, gera uma chama característica de cor verde, com propriedades altamente decapantes e anti-oxidantes.

O AUTOFLUX é um aparelho modular, que opera com qualquer tipo de gás combustível.

Encontra-se disponível nas seguintes versões:

  • M3 - capacidade 2,5 litros
  • GM6 - capacidade 6,0 litros
  • GM9 - capacidade 9,0 litros

CENTRAL GASFLUX DE ABASTECIMENTO PRO-GAS

Desenvolvida para atender a demanda de GASFLUX em sistemas de solda-brasagem automatizados, a central é composta de três aparelhos AUTOFLUX GM6 ou GM9, interligados entre si através de câmaras de equalização, proporcionando um fornecimento constante de GASFLUX e reduzindo significativamente os tempos de reabastecimento e parada de máquina. Dotadas de rodízios, que facilitam sua locomoção, e de um sistema de engate rápido PIT-STOP, as centrais PRO-GAS de abastecimento proporcionam rapidez, segurança e agilidade, necessárias a um sitema automatizado.

São disponíveis nas versões de 18l de capacidade, com 3 aparelhos GM6, e de 30l de capacidade, com 3 aparelhos GM9.

FLUÍDO GASFLUX

Fabricado rigorosamente de acordo com a formulação e processo da Protechno S.A. Procedes Techniques Nouveaux - Courbevoie - France, é um líquido incolor, translúcido e de aroma penetrante típico. Trata-se de uma solução em álcool metílico, de baixo ponto de ebulição, bem como taxa de volatilidade relativamente alta.

A composição química do fluído GASFLUX é:

  • 50% por volume de azeótropo
  • 50% por volume de álcool metílico

O azeótropo é formado por:

  • 72% por volume de éster de borato trimetílico
  • 28% por volume de álcool metílico

Dependendo da vazão e do tipo de gás combustível utilizado, os fluídos GASFLUX podem ser fornecidos em quatro concentrações principais, a saber:

- M1S: Acetileno - até 200 l/h (ourivesaria, jóias, automobilismo)
- M1: Acetileno - até 400 l/h (demais aplicações)
- M1W: Gases derivados de petróleo - 400-800 l/h
- M1Z: Gases derivados de petróleo - acima de 800 l/h

Cor: Incolor

Aspecto: Líquido límpido, transparente e de fluidez newtônica
Ph: 4-6

Características M1S M1 M1W M1Z
Teor B(OCH3)3  peso 9,5 % 12,5 % 15,5 % 18,5 %
Tolerância ± 1,5 % ± 1,5 % ± 1,5 % ± 1,5 %
Teor B(OCH 3 )3 volume 8,0 % 11,0 % 14,0 % 17,0 %
Tolerância ± 1,0 % ± 1,0 % ± 1,0 % ± 1,0 %
Peso específico 0,84 0,85 0,86 0,87

CONJUNTO DE REABASTECIMENTO RÁPIDO

A recarga segura dos aparelhos AUTOFLUX exige o alívio de pressão do sistema, assim como o deslocamento e transporte dos mesmos para uma área de reabastecimento distante dos postos de trabalho.

Apesar de os Conjuntos Herméticos de Acoplamento Instantâneo facilitarem bastante as operações de acoplamento e desacoplamento, a PROTECHNO desenvolveu também um CONJUNTO DE REABASTECIMENTO RÁPIDO, constituído de uma Unidade de Carga PRO-GL e de um Conjunto de Acoplamento de Espera PRO-ACE.

A aplicação desse CONJUNTO DE REABASTECIMENTO RÁPIDO consiste em dotar-se todos os aparelhos AUTOFLUX existentes em um sistema, de Conjuntos de Acoplamento de Espera PRO-ACE e, em função do número de aparelhos, de uma certa quantidade de Unidades de Carga PRO-GL. Essas Unidades de Carga serão acopladas aos aparelhos em operação e acionadas no momento do reabastecimento, bastando para isso que se apague o maçarico. Com isso o fluído GASFLUX é transferido para os aparelhos AUTOFLUX de forma rápida e absolutamente segura, sem a necessidade de desacoplamento.

A utilização desse sistema é especialmente indicada em instalações onde se requer a máxima produtividade, com a garantia das mais altas condições de segurança.