• Menor aquecimento da peça de trabalho, devido à fusão mais rápida da camada de óxidos
  • Aumento da resistência à tração e maior alongamento das ligas
  • Economia da liga de depósito em até 40%
  • Soldas limpas e sem porosidades
  • Fácil visualização da região de solda
  • Formação de película protetora anti-oxidante pós solda

RESISTÊNCIA

Testes realizados nos laboratórios do Instituto Central de Solda, na França, demonstraram que corpos de prova soldados com fluxo gasoso apresentam resistência à tração significativamente maior que os soldados com fluxo sólido, na maioria das junções de metais como aço, latão, cobre, níquel.

SOLDA-BRASAGEM COM LIGAS DE ZINCO

O processo por fluxo gasoso evita a evasão do zinco, por evaporação devida à alta temperatura, sendo que a chama, com o fluxo gasoso, funciona como um pulverizador, distribuindo um filme contínuo de fluxo fundido, que se opõe à saída do zinco e o mantém na constituição da solda.

SOLDAGEM COM NÍQUEL E SUAS LIGAS

O uso do fluxo gasoso assegura a manutenção de boas condições de operação, evitando a oxidação de elementos imprescindíveis às características metalúrgicas das ligas de níquel, como o manganês, o magnésio e o silício; dessa forma, evita também a formação de gases prejudiciais, durante a fusão, que, geralmente, também causam o aparecimento de poros.

RESULTADOS

Como o fluxo já se encontra na chama, obtém-se uma propriedade desoxidante e decapante, sem a necessidade de introdução de borax ou pasta durante a soldagem. Assim, para trabalhos em série, torna-se desnecessária mão-de-obra nesse sentido. As soldas são homogêneas e apresentam superfícies uniformes e sem poros, tornando supérfluos quaisquer trabalhos posteriores de acabamento.

De uma maneira geral, pode-se resumir os resultados, afirmando que as ligações obtidas com fluxo gasoso apresentam características mecânicas superiores àquelas obtidas com fluxo convencional e, portanto, uma maior confiabilidade. Apresentam também, um brilho metálico perceptível, além de permitirem uma rápida remoção de quaisquer eventuais resíduos processuais ainda presentes.

SIMPLICIDADE

A complementação de um sistema convencional com o processo por fluxo gasoso é simples e não exige modificações importantes.

Mais informações na página "processo gasflux".